sábado, 8 de outubro de 2011

FOTOS DO PROFESSOR ELIAS COM ALUNOS DO 5º ANO. DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO

NOSSOS ALUNOS DO 5º ANO SE PREPARANDO PARA INICIAR O REFORÇO COM O PROFESSOR ELIAS
NOSSO PROFESSOR ELIAS DESENVOLVENDO SUAS AULAS DE REFORÇO

NOSSO PROFESSOR EM ATIVIDADE, O PROJETO DE UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS ALUNOS  COMEÇA ASSIM! COM COMPROMISSO E AÇÃO.

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NOSSO POTENCIAL SÃO  OS NOSSOS ALUNOS MOTIVADOSE COM DESEJO DE APRENDER
ALUNOS NA  PRÁTICA DA APRENDIZAGEM. O FUTURO É AGORA!

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EDUCAÇÃO É NÃO SÓ INSTRUÇÃO, MAS PREPARAÇÃO! OU SEJA, AMPLIAR AÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DEPOIS DA INSTRUÇÃO

PARA SER EDUCADOR, TEM QUE SER TAMBÉM: AMIGO, PARCEIRO E IRMÃO PARA SE CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR. ELIAS ASSIM VOCÊ VAI LONGE!  E É ASSIM QUE QUEREMOS  VÊ-LO BRILHANDO UM FUTURO DE SUCESSO PARA VOCÊ E SEUS ALUNOS. CONTE COM O APOIO DA EQUIPE ESCOLAR. SEU SUCESSO É O NOSSO SUCESSO!







SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
E.E.I.E.F JESUS COUTINHO
SERRA GRAVATÁ – JARDIM – CE







REFORÇO DE PORTUGUÊS COM TURMAS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.




PROFESSOR
ELIAS LAURINDO DE OLIVEIRA





JARDIM-CE
2011

INTRODUÇÃO:
Considerando a importância da língua portuguesa na vida das pessoas, principalmente no que diz respeito a leitura e escrita, pensou-se em aulas de reforço de português  com os alunos do 5° anos do Ensino Fundamental, para que se desenvolvesse melhor neles uma facilidade de interpretação e ortografia.
Sabemos que a nossa língua é sem duvida imprescindível na nossa comunicação e, para que esta ocorra de maneira mais fácil necessitamos dominá-la. A disciplina de português nos oferece subsídios, para que possamos interpretar livros, mas, também, o que se encontra ao nosso redor impresso na paisagem.
É interessante constatar, que a leitura de textos e do próprio mundo ao nosso redor, não se resume apenas em dizer  o que esta escrito ou impresso, sendo apenas um mero decifrador de códigos, mas, saber falar com desenvoltura, a respeito daquilo que se leu.
Além de ser de grande importância para o desenvolvimento da nossa oralidade, nossos pensamentos e criatividade,  a leitura está inegavelmente associado à escrita. Quem lê mais, escreve melhor, adquirindo grandes facilidades de brincar com as palavras e de compreender melhor conteúdos referentes á disciplina de português, bem como de outras disciplinas, uma vez que leitura e escrita devem ser considerados conteúdos interdisciplinares , pois, são pré-requisitos básicos na compreensão dos outros campos de saberes.
Sendo assim, é visível a necessidade das aulas de reforço, que devem abordar principalmente estas questões citadas anteriormente, que não estando desenvolvidas da forma adequada nos alunos, contribuem de forma efetivo a defasagem no processo de aprendizagem.
Assim, queremos prepará-los para as avaliações externas e para o pleno desenvolvimento nos saberes referentes à esta disciplina e na própria criticidade.

JUSTIFICATIVA:
Trabalhar o desenvolvimento da leitura e da escrita nos nossos alunos, é de fundamental importância, para que eles possam resolver de forma coerente e consciente, questões que necessitam do exercício do seu pensamento.
Entre as principais causas da dificuldade de se compreender muitos conteúdos, esta na falta de compreensão  na leitura, onde os alunos devem identificar de forma clara e objetiva  as idéias principais e secundarias de um texto.
O reforço é sem dúvida muito relevante que, pretendendo facilitar uma melhor, interpretação dos textos a serem trabalhados, levará ainda á obtenção de uma maior clareza das funções que cada palavra ocupa dentro dele, destacando a importância e necessidade dos mesmos.
Tratar-se-á, portanto de aulas que trabalhem de forma integrada, leitura, escrita, interpretação, a gramática com todas as suas classes, além da produção textual, tudo a partir de um mesmo texto.
É preciso preparar melhor e de forma mais efetiva, os nossos alunos para as avaliações externas, adotando o modelo das mesma como referencias nas atividades, para distinção de um melhor resultado. As aulas de reforço são sem duvida uma boa opção, pois além de serem favoráveis no que diz respeito ao tempo, facilitam um trabalho de forma adequada e especifica.

OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver uma melhor noção de leitura , interpretação e produção de texto, como pré-requisito  básicos necessários para o avanço na aprendizagem da disciplina de português, além de preparar os alunos para avaliações externas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·               Identificar e trabalhar deficiências presentes nos alunos que dificultam a sua aprendizagem.
·               Analisar diversos  diversos  textos, considerando de forma integrada diversos assuntos da disciplina e Português.
·               Promover uma maior familiaridade com os modelos de avaliações externas que cada vez são mais freqüentes, eliminando o máximo  possível de dificuldades na sua redução.
METODOLOGIA:
As aulas de reforço  de português contarão com duas turmas de 5° ano e ocorrerão no segundo horário de cada expediente, estando o primeiro reservado para a disciplina de matemática. A semana será dividida com igualdade entre as duas turmas, para que o trabalho ocorra de forma equilibrada.
Procurar-se-á trabalhar com uma bibliografia selecionada, que trabalhe de forma clara e eficiente os termos que se pretende abordar.
Serão realizadas em sala leituras de textos dos mais diversos gêneros e graus de complexidade para que se exercite e se desenvolva a capacidade de compreensão e interpretação nos alunos.
Haverá também um trabalho no sentido de instigar debates acerca dos textos utilizados, para que extraia deles o Maximo de elementos possíveis , destacando o conteúdo,  a coerência, coesão e da função de cada palavra dentro dos mesmos.
Serão utilizados ainda, simulados que contenham questões semelhantes às utilizadas nas avaliações externas, para que os alunos possam se familiarizar e torna-se capaz de resolvê-las com facilidade.
CRONOGRAMA:
TEMAS/ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Procedimentos de leitura individual e coletiva
X
X
X
X
X
Principais classes gramaticais.
X

X
X

Interpretação de diferentes gêneros textuais.

X
X
X

Coerência e coesão.


X


Variações lingüísticas.

X



Pontuação e acentuação gráfica.

X



Produção textual.


X
X

Aplicações de Simulados.



X
X
Revisões finais.




X













BIBLIOGRAFIA:
CAMPEDELLI, Samira. Hoje é dia de Português. Curitiba: Positivo, 2007.
CARUALHO, Regina. ANSON, Vera Regina. A grande aventura. São Paulo: FTD, 2008.
CEREJA, William Roberto. Português linguagens. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.























HORÁRIO DAS AULAS DE PORTUGUÊS – 5° ANO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
1° Horário:
X
1° Horário:
X
1° Horário: 13 às 14:50
Matemática ou Português
1° Horário:
X
1° Horário:
X
2° Horário: 15 às 17:00
1ª turma
Português
2° Horário: 15 às 17:00
1ª turma
Português
2° Horário: 15 às 17:00
2ª turma
Matemática ou Português.
2° Horário: 15 às 17:00
2ª turma
Português
2° Horário: 15 às 17:00
2ª turma
Português










SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.E.I.E.F JESUS COUTINHO
SERRA GRAVATÁ – JARDIM – CE




REFORÇO DE MATEMÁTICA COM TURMAS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.






PROFESSOR
ELIAS LAURINDO DE OLIVEIRA



                                   
JARDIM – CE
2011


APRESENTAÇÃO:

Elaborou-se o presente trabalho  quando houve um confronto com a grande necessidade de se fornecer suporte aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E.E.I.E.F Jesus Coutinho, com alunos de reforço de matemática, para fornecer-lhes uma maior aprendizagem e dar-lhes uma melhor condição de realizar as avaliações externas, ao final deste ano letivo.
Na espectativa de se conseguir uma elevação na nota, nestas avaliações, na respectiva série, pensou-se nestas atividades de reforço.  Uma outra intenção é despertar nos alunos um maior interesse por esta disciplina, que esta presente de diversas formas no nosso dia-a-dia. Assim, as atividades servirão de base não apenas para que eles possam ser avaliados de uma forma mais tradicional, mas lhes darão condições para desenvolver-se cada vez mais nesta disciplina, que será trabalhada de forma mais freqüente, reconhecendo-se assim, a sua utilidade na resolução das mais simples aos mais complexos problemas da nossa vida.
Segundo Bonjorno e Azenha (2008) “Nos encontramos com a Matemática em diversas situações: Andando pelas ruas, observando os objetos e a natureza ou até mesmo quando estamos brincando, sempre temos a oportunidade de descobrir mais e mais a matemática em nosso  dia-a-dia.
Percebe-se, portanto que a matemática comporta um amplo campo de relações, que quando melhor trabalhado desenvolve a nossa capacidade de estruturação do pensamento e o nosso raciocínio.
 Deparamos-nos assim, com a necessidade de estimular ainda mais autonomia nos nossos alunos, onde eles possam sozinhos ter uma confiança, acreditando na própria capacidade de conhecer e enfrentar os desafios, inserindo estes saberes no contexto da própria vida.

JUSTIFICATIVA:
É do nosso conhecimento, que as nossas responsabilidades para com os nossos alunos, vão muito mais além das aulas que são ministradas na sala, se entendendo também, na sua convivência coma sociedade. Desta forma, as aulas de reforço na escola, foram também pensadas, a parti de uma preocupação que se tem, em preencher parte do tempo livre dos alunos com atividades construtivas, que possam levá-los ao pleno desenvolvimento intelectual, uma vez, que serão realizadas no contra turno.
Consideramos de grande importância uma complementação nos conteúdos trabalhados em sala, para que estes sejam melhores compreendidos e ainda uma maior abordagem de temas, que são necessários a aprendizagem, e, que por falta de tempo durante as aulas, não são trabalhados de forma adequada.
É grande o número de alunos que possuem muitas dificuldades  “deficiência de aprendizagem”, pois impedem que eles possam compreender outros conteúdos. Muitos são os conteúdos abordados em séries anteriores que mal compreendidos, fazem com que o aluno não compreenda outros assuntos, para os quais, aqueles servem de pré-requisito.
Um bom exemplo disto são as quatro operações, que servem de base para a compreensão da maioria dos conteúdos da disciplina de matemática, e que muitos alunos em séries já avançadas, ainda não compreendem, tornando-se incapazes de solucionar problemas, muitas vezes simples.
As aulas de reforço, portanto, tem como principal função, eliminar a maioria das dificuldades, que impedem que os alunos possam ter um avanço na aprendizagem, fazendo com que possam aprender gradativamente, podendo também, realizar em boas condições, qualquer avaliação externa.

     OBJETIVOS:
1-      OGETIVO GERAL:
Eliminar muitas dificuldades nos alunos, acerca de conteúdos da matemática, que impedem que eles possam avançar no processo de aprendizagem.

2-      OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Preparar os alunos para que realizem com menos dificuldades as avaliações externas, elevando a nota da escola;
·         Torná-los capaz de solucionar problemas presentes no dia-a-dia, utilizando os saberes da matemática.
·         Trabalhar no aluno, a compreensão e o reconhecimento de cada assunto da matemática, onde um deve auxiliar o outro.



           


METODOLOGIA:
Para que as aulas de reforço de matemática sejam realizadas de forma mais dinâmica possível, eliminando a falta de interesse do aluno, necessita-se de uma boa metodologia.
As atividades atenderão duas turmas do 5° ano do Ensino fundamental, onde cada uma freqüentará dois dias e meio da semana, assistindo às aulas de matemática sempre no primeiro horário de cada dia, estando o segundo, reservado para outra disciplina.
Utilizar-se-á. O Maximo possível de materiais disponíveis, para uma melhor compreensão da matemática ao nosso redor, além de uma bibliografia selecionada e que trate da melhor maneira os temas a serem trabalhados.
Procurar-se-á, trabalhar, especialmente, com os temas específicos das avaliações externas, baseando-se nos descritores  Matemática e em vários simulados destas avaliações.
É necessário ainda, se instigar a curiosidade e o interesse dos alunos para que participem das atividades tirando as dúvidas a avançando cada vez mais.











CRONOGRAMA:
TEMAS/ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Adição e subtração com números naturais.
X




Multiplicação e divisão com números naturais.

X
X


Problemas envolvendo as quatro operações.
X
X
X


Estudos da tabuada.

X
X


Números na forma fracionária.


X


As quatro operações na forma fracionária.


X
X

Sistema de numeração decimal.



X

Noções de Porcentagem



X

Leitura e produção de informações em gráficos e tabelas.



X

Noções de Geometria.



X

Aplicação de Simulados.




X
Revisão dos temas trabalhados.




X








BIBLIOGRAFIA:

BONJORNO, José Roberto. AZENHA / MARIA REGINA. Matemática; Pode contar comigo. São Paulo: FTD, 2008.
CENTUFION, Marília ET.al. Porat aberta; matemática. São Paulo: FTD, 2008.
MILANI, Estela. Matemática Projeto Conviver. São Paulo: Moderna, 2008.
PADOVAN, Daniela. Matemática: Projeto Prosa. São Paulo: Saraiva, 2008.
SANCHEL, Lucílio Bechara. Fazendo e Compreendendo Matemática. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANEXOS:
Objetivos para cada tema a ser trabalhado, de acordo com os descritos.

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