sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA APM(associação de pais e mestres)

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DA E.E. I. E. F. JESUS COUTINHO SÍTIO SERRA GRAVATÁ JARDIM – CE.


 Aos 06(seis)  dias do mês de outubro do ano de 2011(dois mil e onze), as  14h00min horas, reuniram-se em Assembleia  Geral  Ordinário da Associação de Pais e Mestres da referida escola acima citada, sobre a presidência de Maria Luzaneide  Firmino, para tratar de assuntos referentes  à prestação de contas, do material  comprado  com o repasse de verbas do ano de 2010(dois mil e dez), para ser utilizado no ano seguinte, como também, informar aos participantes sobre a renovação da diretoria da APM, que se vencera  no mês de  dezembro do ano de 2010(dois mil e dez), e  que precisa ser atualizado e registrado em cartório, para movimentação do Dinheiro destinado a escola acima citada.    Iniciados os trabalhos, a presidente, Maria Luzaneide Firmino, designou a secretária da assembleia Gildene Nascimento dos Santos para conduzir os registros da reunião.   Em seguida realizou a prestação de contas dos materiais, os quais haviam sidos comprados com o Dinheiro repassado à escola no ano anterior, ficando assim determinado: a quantia de (R$1.807.20 destinados a compra de material capital) e (R$7.228.80 foram destinados a compra de material de consumo), perfazendo um total de R$9.036.00 de todo o Dinheiro enviado para escola pelo Governo.
A prestação de contas foi feita por meio de cartaz e apresentação de notas fiscais aos participantes, acompanhado de esclarecimentos sobre o significado permanente e de custeio para maior compreensão dos pais.  Após prestar os esclarecimentos sobre o destino de Dinheiro do PDDE, na escola, foram discutidas as ações prioritárias a serem custeadas com os recursos, sendo todos os participantes ouvidos em suas sugestões e argumentos.   Após os debates, os participantes da reunião decidiram por listar os serviços a serem feitos, como também, os equipamentos a ser adquiridos, com a verba enviada à escola.   Foi esclarecido a todos os presentes, que as ações sugeridas por todos seriam avaliadas e executadas conforme as prioridades mais urgentes.  É importante ressaltar, que o momento foi iniciado com uma mensagem de reflexão, a qual nos lembrava sobre a importância do trabalho social e que este dignifica o homem, quando realizado com compromisso e determinação. Em seguida, a presidente pediu o apoio dos pais nas atividades de reforço escolar dos filhos, realizado no contra turno; principalmente os alunos do 9°ano, os quais deverão ser preparados para prova Brasil, que se realizará no próximo mês de novembro e que muitos não estão frequentando as aulas de reforço acima citado. Sendo que os alunos estão argumentando a falta de tempo, ocasionada pelos trabalhos domésticos, que muitos precisam realizar a pedido da família.    Atendendo ao apelo da escola, os pais resolveram fazer parceria e preservar um pouco de tempo para o reforço e estudos dos filhos, dando-lhe maior liberdade para freqüentarem as aulas de reforço.   Aproveitando a oportunidade, foi apresentada aos pais, uma placa de reconhecimento da escola como sendo destaque em 2010, nos resultados da SPAECE do 2° anos.     A placa foi entregue pela Secretaria Municipal de Educação como homenagem e reconhecimento aos profissionais e comunidades escolar da Escola Jesus Coutinho. Dando continuidade, a presidente fez a leitura da última ata, com a permissão da secretária em exercício, Gildene Nascimento dos Santos, para que todos pudessem entender e opinar com clareza na reunião.    
            Após apresentar as situações-problema em relação aprendizagem dos alunos e obter a compreensão e o apoio dos pais na luta pela melhoria de desempenho de ambos, a presidente determinou a secretária da assembléia, Gildene Nascimento dos Santos, que fosse verificado a relação de presença dos associados, sendo constatado “QUÓRUM”.   Necessário para liberar validamente em primeira convocação. Em seguida determinou a secretária que fosse feita a leitura do edital de convocação, afixado na sede da escola e em locais de costume, que vai aqui transcrito: “Associação de Pais e Mestres da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Jesus Coutinho, no uso de suas atribuições legais que confere artigo 17º do estatuto social convoca os senhores pais associados pela Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 06 de outubro de 2011 na sede da referida escola, Serra gravatá, às 14h00min horas, em 1º convocação, com a maioria absoluta de presença dos associados, às 15h00min horas, em segunda convocação com metade mais um e às 16h00min horas, em terceira convocação com a maioria simples dos associados, para liberarem as seguintes matérias: 1º eleição e posse dos membros da diretoria, conselho fiscal e deliberativo. 2º outros assuntos de interesse social. Não havendo “QUÓRUM” a assembleia continuaram em sessão permanente deliberando com intervalo de uma hora em 2º e 3º convocação no mesmo local, os assuntos de ordem do dia. Após a leitura do edital, a presidente colocou em votação o primeiro item da ordem do dia, ou seja, eleição dos membros da associação para biênio- 2011- 2013, como a diretoria do biênio 2008- 2010 obtiveram bons resultados a presidente, Maria Luzaneide Firmino, sugeriu a relação dos mesmos. Mas aqueles membros que quisessem mudar de função estavam no seu direito com forme o estatuto. Todos manifestaram o desejo em continuar. Dando como continuidade, usaram como critério a eleição por aclamação ficando assim constituída - para a diretoria – presidente: José Joaquim Santos, brasileiro, casado, professor.  Vice - presidente: Teresinha Antonia de Souza, casada, agricultora,  secretária: Gildene Nascimento dos Santos,: tesoureira: Maria Luzineide Firmino, brasileira, solteira, professora, . Conselho Fiscal: Elaíza Maria dos Santos, brasileira, casada, professora, e Francisco Vidal de Lima, jardinense, casado, agricultor,  Ana Lucia Alves de Sousa Serafim, jardinense, casada, merendeira, , suplente: Rita Terezinha Monte Ferreira, jardinense, casada, professora.   Raimunda Soares de Melo, brasileira, solteira, professora.  Conselho deliberativo – presidente: José Joaquim dos Santos. secretária: Gildene Nascimento dos Santos.  Conselheiros: Elizandra dos Santos, jardinense, casada, professora. Cícera Eliomar Coelho Ribeiro, jardinense, casada, agricultura, . Irian Barbosa dos Santos Romão, pernambucana, casada, professora e Audízia Maria Lopes Bezerra, casada, brasileira, juazeirense .  Todos foram eleitos para o mandato de 02 anos. Logo após a presidente da sessão deu posse aos eleitos. Em seguida foi pela presidente da sessão facultada à palavra, sendo usada pelo presidente eleito, que em nome dos demais eleitos, agradeceu a confiança que lhes depositaram, prometendo dar continuidade aos trabalhos até aqui realizados. Não revendo mais ninguém que fizessem uso da palavra e nada mais havendo a tratar fui pela presidente da sessão encerrada a reunião, solicitamos da assembleia há indicação de 10(dez) presentes para um conjunto com os dirigentes eleitos assinarem a presente ata. E para constar, eu Gildene Nascimento dos Santos, lavrei a presente ata que vai ser assinada por mim e pelos demais membros da diretoria, conselho fiscal e deliberativo bem como pelos demais presentes que o desejarem.

domingo, 9 de outubro de 2011

LEIA O PROJETO DE LEITURA DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA MARIA DOCARMO PARA ALUNOS DO 6º AO 9º ANO




PROJETO DE LEITURA


 LENDO E APRENDENDO



EEIF JESUS COUTINHO
 – SERRA GRAVATÁ-
 JARDIM – CE
2011



RESPONSÁVEL: Maria do Carmo
E-mail: Carmem_leite63@hotmail.com                      

                  JUSTIFICATIVA
capacitar o alunado para ler e entender o processo de leitura e em primeiro lugar descobrir o prezer da leitura, e aprimorar os nossos jovens para ler qualquer gênero textual para se adequar ao mundo que está em constante desenvolvimento e assim os torná-los  capazes de ler para que construírem um mundo melhor. aprender a gosta de ler é a primeira etapa para entender o mundo que nos cerca



                            OBJETIVO GERAL

O objetivo deste projeto é  melhorar  o hábito de leitura dos nossos alunos.  e como estímulo o professor titular  acrescentará(0,5 pontos) nas avaliações de Língua Portuguesa a cada livro paradidático lido  e apresentado em sala, lembrando que, se a turma ler 04 livros durante o mês, a avaliação de Língua Portuguesa só valerá 8,0 pontos, já que os outros 2,0 pontos foram adquiridos através dos livros exibidos(apresentados) por eles em sala.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Fazer com que os alunos conheçam os mais variados tipos de gêneros textuais e autores, além de desenvolver a oralidade aos mesmos.
ESTRATÉGIAS:
1.                      O professor expõe os livros para que os alunos escolham a obra desejada por eles(seja pelo título, capa, autor etc.)
2.                      O discente leva um livro para casa por um período determinado, conforme a série.
3.                      Após o período necessário a leitura em casa, o aluno apresentará o mesmo para a turma.
4.                      O educando trocará o paradidático, refazendo o mesmo ciclo.

PÚBLICO ALVO: Alunos de 6º a 9º anos.
INÍCIO DO PROJETO: 09/08/2011
CRONOGRAMA:
1.                       Seleção de paradidáticos de acordo com a série.
2.                      Motivação e apresentação do projeto em sala.
MATERIAL NECESSÁRIO: livros paradidáticos, mesa ou birô para expor os títulos.

sábado, 8 de outubro de 2011

FOTOS DO PROFESSOR ELIAS COM ALUNOS DO 5º ANO. DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO

NOSSOS ALUNOS DO 5º ANO SE PREPARANDO PARA INICIAR O REFORÇO COM O PROFESSOR ELIAS
NOSSO PROFESSOR ELIAS DESENVOLVENDO SUAS AULAS DE REFORÇO

NOSSO PROFESSOR EM ATIVIDADE, O PROJETO DE UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS ALUNOS  COMEÇA ASSIM! COM COMPROMISSO E AÇÃO.

NOSSA COORDENADORA GILDENE FAZENDO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROJETO, TRABALHANDO EM EQUIPE CHEGAREMOS LÁ!

NOSSO POTENCIAL SÃO  OS NOSSOS ALUNOS MOTIVADOSE COM DESEJO DE APRENDER
ALUNOS NA  PRÁTICA DA APRENDIZAGEM. O FUTURO É AGORA!

ISSO É MUITO BOM! O MELHOR LUGAR PARA NOSSOS JOVENS É O ESPAÇO ESCOLAR!

FAZER EDUCAÇÃO É FAZER O FUTURO DA NAÇÃO!

EDUCAÇÃO É NÃO SÓ INSTRUÇÃO, MAS PREPARAÇÃO! OU SEJA, AMPLIAR AÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DEPOIS DA INSTRUÇÃO

PARA SER EDUCADOR, TEM QUE SER TAMBÉM: AMIGO, PARCEIRO E IRMÃO PARA SE CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR. ELIAS ASSIM VOCÊ VAI LONGE!  E É ASSIM QUE QUEREMOS  VÊ-LO BRILHANDO UM FUTURO DE SUCESSO PARA VOCÊ E SEUS ALUNOS. CONTE COM O APOIO DA EQUIPE ESCOLAR. SEU SUCESSO É O NOSSO SUCESSO!







SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
E.E.I.E.F JESUS COUTINHO
SERRA GRAVATÁ – JARDIM – CE







REFORÇO DE PORTUGUÊS COM TURMAS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.




PROFESSOR
ELIAS LAURINDO DE OLIVEIRA





JARDIM-CE
2011

INTRODUÇÃO:
Considerando a importância da língua portuguesa na vida das pessoas, principalmente no que diz respeito a leitura e escrita, pensou-se em aulas de reforço de português  com os alunos do 5° anos do Ensino Fundamental, para que se desenvolvesse melhor neles uma facilidade de interpretação e ortografia.
Sabemos que a nossa língua é sem duvida imprescindível na nossa comunicação e, para que esta ocorra de maneira mais fácil necessitamos dominá-la. A disciplina de português nos oferece subsídios, para que possamos interpretar livros, mas, também, o que se encontra ao nosso redor impresso na paisagem.
É interessante constatar, que a leitura de textos e do próprio mundo ao nosso redor, não se resume apenas em dizer  o que esta escrito ou impresso, sendo apenas um mero decifrador de códigos, mas, saber falar com desenvoltura, a respeito daquilo que se leu.
Além de ser de grande importância para o desenvolvimento da nossa oralidade, nossos pensamentos e criatividade,  a leitura está inegavelmente associado à escrita. Quem lê mais, escreve melhor, adquirindo grandes facilidades de brincar com as palavras e de compreender melhor conteúdos referentes á disciplina de português, bem como de outras disciplinas, uma vez que leitura e escrita devem ser considerados conteúdos interdisciplinares , pois, são pré-requisitos básicos na compreensão dos outros campos de saberes.
Sendo assim, é visível a necessidade das aulas de reforço, que devem abordar principalmente estas questões citadas anteriormente, que não estando desenvolvidas da forma adequada nos alunos, contribuem de forma efetivo a defasagem no processo de aprendizagem.
Assim, queremos prepará-los para as avaliações externas e para o pleno desenvolvimento nos saberes referentes à esta disciplina e na própria criticidade.

JUSTIFICATIVA:
Trabalhar o desenvolvimento da leitura e da escrita nos nossos alunos, é de fundamental importância, para que eles possam resolver de forma coerente e consciente, questões que necessitam do exercício do seu pensamento.
Entre as principais causas da dificuldade de se compreender muitos conteúdos, esta na falta de compreensão  na leitura, onde os alunos devem identificar de forma clara e objetiva  as idéias principais e secundarias de um texto.
O reforço é sem dúvida muito relevante que, pretendendo facilitar uma melhor, interpretação dos textos a serem trabalhados, levará ainda á obtenção de uma maior clareza das funções que cada palavra ocupa dentro dele, destacando a importância e necessidade dos mesmos.
Tratar-se-á, portanto de aulas que trabalhem de forma integrada, leitura, escrita, interpretação, a gramática com todas as suas classes, além da produção textual, tudo a partir de um mesmo texto.
É preciso preparar melhor e de forma mais efetiva, os nossos alunos para as avaliações externas, adotando o modelo das mesma como referencias nas atividades, para distinção de um melhor resultado. As aulas de reforço são sem duvida uma boa opção, pois além de serem favoráveis no que diz respeito ao tempo, facilitam um trabalho de forma adequada e especifica.

OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver uma melhor noção de leitura , interpretação e produção de texto, como pré-requisito  básicos necessários para o avanço na aprendizagem da disciplina de português, além de preparar os alunos para avaliações externas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·               Identificar e trabalhar deficiências presentes nos alunos que dificultam a sua aprendizagem.
·               Analisar diversos  diversos  textos, considerando de forma integrada diversos assuntos da disciplina e Português.
·               Promover uma maior familiaridade com os modelos de avaliações externas que cada vez são mais freqüentes, eliminando o máximo  possível de dificuldades na sua redução.
METODOLOGIA:
As aulas de reforço  de português contarão com duas turmas de 5° ano e ocorrerão no segundo horário de cada expediente, estando o primeiro reservado para a disciplina de matemática. A semana será dividida com igualdade entre as duas turmas, para que o trabalho ocorra de forma equilibrada.
Procurar-se-á trabalhar com uma bibliografia selecionada, que trabalhe de forma clara e eficiente os termos que se pretende abordar.
Serão realizadas em sala leituras de textos dos mais diversos gêneros e graus de complexidade para que se exercite e se desenvolva a capacidade de compreensão e interpretação nos alunos.
Haverá também um trabalho no sentido de instigar debates acerca dos textos utilizados, para que extraia deles o Maximo de elementos possíveis , destacando o conteúdo,  a coerência, coesão e da função de cada palavra dentro dos mesmos.
Serão utilizados ainda, simulados que contenham questões semelhantes às utilizadas nas avaliações externas, para que os alunos possam se familiarizar e torna-se capaz de resolvê-las com facilidade.
CRONOGRAMA:
TEMAS/ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Procedimentos de leitura individual e coletiva
X
X
X
X
X
Principais classes gramaticais.
X

X
X

Interpretação de diferentes gêneros textuais.

X
X
X

Coerência e coesão.


X


Variações lingüísticas.

X



Pontuação e acentuação gráfica.

X



Produção textual.


X
X

Aplicações de Simulados.



X
X
Revisões finais.




X













BIBLIOGRAFIA:
CAMPEDELLI, Samira. Hoje é dia de Português. Curitiba: Positivo, 2007.
CARUALHO, Regina. ANSON, Vera Regina. A grande aventura. São Paulo: FTD, 2008.
CEREJA, William Roberto. Português linguagens. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.























HORÁRIO DAS AULAS DE PORTUGUÊS – 5° ANO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
1° Horário:
X
1° Horário:
X
1° Horário: 13 às 14:50
Matemática ou Português
1° Horário:
X
1° Horário:
X
2° Horário: 15 às 17:00
1ª turma
Português
2° Horário: 15 às 17:00
1ª turma
Português
2° Horário: 15 às 17:00
2ª turma
Matemática ou Português.
2° Horário: 15 às 17:00
2ª turma
Português
2° Horário: 15 às 17:00
2ª turma
Português










SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.E.I.E.F JESUS COUTINHO
SERRA GRAVATÁ – JARDIM – CE




REFORÇO DE MATEMÁTICA COM TURMAS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.






PROFESSOR
ELIAS LAURINDO DE OLIVEIRA



                                   
JARDIM – CE
2011


APRESENTAÇÃO:

Elaborou-se o presente trabalho  quando houve um confronto com a grande necessidade de se fornecer suporte aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da E.E.I.E.F Jesus Coutinho, com alunos de reforço de matemática, para fornecer-lhes uma maior aprendizagem e dar-lhes uma melhor condição de realizar as avaliações externas, ao final deste ano letivo.
Na espectativa de se conseguir uma elevação na nota, nestas avaliações, na respectiva série, pensou-se nestas atividades de reforço.  Uma outra intenção é despertar nos alunos um maior interesse por esta disciplina, que esta presente de diversas formas no nosso dia-a-dia. Assim, as atividades servirão de base não apenas para que eles possam ser avaliados de uma forma mais tradicional, mas lhes darão condições para desenvolver-se cada vez mais nesta disciplina, que será trabalhada de forma mais freqüente, reconhecendo-se assim, a sua utilidade na resolução das mais simples aos mais complexos problemas da nossa vida.
Segundo Bonjorno e Azenha (2008) “Nos encontramos com a Matemática em diversas situações: Andando pelas ruas, observando os objetos e a natureza ou até mesmo quando estamos brincando, sempre temos a oportunidade de descobrir mais e mais a matemática em nosso  dia-a-dia.
Percebe-se, portanto que a matemática comporta um amplo campo de relações, que quando melhor trabalhado desenvolve a nossa capacidade de estruturação do pensamento e o nosso raciocínio.
 Deparamos-nos assim, com a necessidade de estimular ainda mais autonomia nos nossos alunos, onde eles possam sozinhos ter uma confiança, acreditando na própria capacidade de conhecer e enfrentar os desafios, inserindo estes saberes no contexto da própria vida.

JUSTIFICATIVA:
É do nosso conhecimento, que as nossas responsabilidades para com os nossos alunos, vão muito mais além das aulas que são ministradas na sala, se entendendo também, na sua convivência coma sociedade. Desta forma, as aulas de reforço na escola, foram também pensadas, a parti de uma preocupação que se tem, em preencher parte do tempo livre dos alunos com atividades construtivas, que possam levá-los ao pleno desenvolvimento intelectual, uma vez, que serão realizadas no contra turno.
Consideramos de grande importância uma complementação nos conteúdos trabalhados em sala, para que estes sejam melhores compreendidos e ainda uma maior abordagem de temas, que são necessários a aprendizagem, e, que por falta de tempo durante as aulas, não são trabalhados de forma adequada.
É grande o número de alunos que possuem muitas dificuldades  “deficiência de aprendizagem”, pois impedem que eles possam compreender outros conteúdos. Muitos são os conteúdos abordados em séries anteriores que mal compreendidos, fazem com que o aluno não compreenda outros assuntos, para os quais, aqueles servem de pré-requisito.
Um bom exemplo disto são as quatro operações, que servem de base para a compreensão da maioria dos conteúdos da disciplina de matemática, e que muitos alunos em séries já avançadas, ainda não compreendem, tornando-se incapazes de solucionar problemas, muitas vezes simples.
As aulas de reforço, portanto, tem como principal função, eliminar a maioria das dificuldades, que impedem que os alunos possam ter um avanço na aprendizagem, fazendo com que possam aprender gradativamente, podendo também, realizar em boas condições, qualquer avaliação externa.

     OBJETIVOS:
1-      OGETIVO GERAL:
Eliminar muitas dificuldades nos alunos, acerca de conteúdos da matemática, que impedem que eles possam avançar no processo de aprendizagem.

2-      OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Preparar os alunos para que realizem com menos dificuldades as avaliações externas, elevando a nota da escola;
·         Torná-los capaz de solucionar problemas presentes no dia-a-dia, utilizando os saberes da matemática.
·         Trabalhar no aluno, a compreensão e o reconhecimento de cada assunto da matemática, onde um deve auxiliar o outro.



           


METODOLOGIA:
Para que as aulas de reforço de matemática sejam realizadas de forma mais dinâmica possível, eliminando a falta de interesse do aluno, necessita-se de uma boa metodologia.
As atividades atenderão duas turmas do 5° ano do Ensino fundamental, onde cada uma freqüentará dois dias e meio da semana, assistindo às aulas de matemática sempre no primeiro horário de cada dia, estando o segundo, reservado para outra disciplina.
Utilizar-se-á. O Maximo possível de materiais disponíveis, para uma melhor compreensão da matemática ao nosso redor, além de uma bibliografia selecionada e que trate da melhor maneira os temas a serem trabalhados.
Procurar-se-á, trabalhar, especialmente, com os temas específicos das avaliações externas, baseando-se nos descritores  Matemática e em vários simulados destas avaliações.
É necessário ainda, se instigar a curiosidade e o interesse dos alunos para que participem das atividades tirando as dúvidas a avançando cada vez mais.











CRONOGRAMA:
TEMAS/ATIVIDADES
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Adição e subtração com números naturais.
X




Multiplicação e divisão com números naturais.

X
X


Problemas envolvendo as quatro operações.
X
X
X


Estudos da tabuada.

X
X


Números na forma fracionária.


X


As quatro operações na forma fracionária.


X
X

Sistema de numeração decimal.



X

Noções de Porcentagem



X

Leitura e produção de informações em gráficos e tabelas.



X

Noções de Geometria.



X

Aplicação de Simulados.




X
Revisão dos temas trabalhados.




X








BIBLIOGRAFIA:

BONJORNO, José Roberto. AZENHA / MARIA REGINA. Matemática; Pode contar comigo. São Paulo: FTD, 2008.
CENTUFION, Marília ET.al. Porat aberta; matemática. São Paulo: FTD, 2008.
MILANI, Estela. Matemática Projeto Conviver. São Paulo: Moderna, 2008.
PADOVAN, Daniela. Matemática: Projeto Prosa. São Paulo: Saraiva, 2008.
SANCHEL, Lucílio Bechara. Fazendo e Compreendendo Matemática. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ANEXOS:
Objetivos para cada tema a ser trabalhado, de acordo com os descritos.